Você está aqui: Página Inicial Notícias Manutenção está 15% mais cara

Manutenção está 15% mais cara

02/02/2010 - JORNAL DA TARDE

O custo de manutenção de veículos subiu 15% no ano passado na região metropolitana de São Paulo, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A tendência de alta do serviço vem sendo verificada pelo menos nos últimos quatro anos, mas, a cada medição, ela se distancia mais da inflação geral (veja gráfico). “São serviços comuns como troca de lona de freio e amortecedor. A alta dos preços foi impulsionada pelo aumento do custo da mão de obra, bem como de gastos como energia e aluguel”, diz Irene Machado, técnica do IBGE.

Preços mais atrativos de automóveis usados também pode ter provocado um aumento de procura pelas oficinas, já que esse tipo de veículo demanda mais o serviço, diz Irene. Os preços dos usados caíram mais do que os de automóveis novos - respectivamente 10,26% e 4,87% - devido a incentivos governamentais para driblar a crise econômica.

De cinco oficinas mecânicas consultadas pela reportagem, em diferentes regiões da cidade, três confirmam a alta dos preços nos serviços prestados.

Alessandro Nardino, proprietário da Duna Motors, no Belenzinho, e Roberto Leone, proprietário da Cr Auto Center, na Lapa, culpam o aumento de preços das peças enviadas pela indústria.

“Os preços de matérias primas, como o aço subiu e deixou as peças mais caras. Além disso, o dissídio do salário dos mecânicos provocou um aumento de até 7% dos preços”, conta o gerente.

Pedro Luiz Scopino, administrador da Auto Mecânica Scopino, diz que o mercado está se recuperando e isso favoreceu o aumento do número de clientes, bem como a obrigatoriedade da inspeção veicular ambiental desde o ano passado na cidade.

“Houve necessidade de investimento em tecnologia para realizar diagnósticos para a inspeção que são repassados para o consumidor, como a medição da emissão de gases”, conta Scopino. “Além disso, tivemos que contratar mais dois funcionários pois houve aumento da procura.”

Serviços e produtos do carro têm peso de 9,40% no orçamento doméstico em São Paulo. Somente o conserto e a manutenção do veículo equivalem a 1,26%.

Ações do documento