Assessorias têm importante colaboração em ramos auto e residencial na Chubb
Conforme Sidney Munhoz, vice-presidente da Chubb, apesar de alguns fatores impactantes para o setor no primeiro semestre, como o fim do custo de apólice e a queda da taxa de juros, o período teve uma conclusão significativa na seguradora, especialmente nos ramos auto e residencial.
Nesse sentido, ele enfatizou que o canal assessorias teve representatividade nos resultados e segue com números satisfatórios. “Nosso maior crescimento na carteira de automóvel vem das Centrais de Negócios”.
De acordo com ele, o ramo auto registrou alta sinistralidade no primeiro semestre, devido à severidade de alagamentos e aumento de roubo. Entretanto, as perspectivas para o segundo semestre são positivas, por conta da queda de roubos, recuperação de salvados e elevação das taxas financeira e de juros.
Na visão de Munhoz, a competitividade é benéfica a toda cadeia de seguros, pois estimula novos entrantes no mercado. Dessa maneira, corretores de assessorias também se beneficiam.
Priscilla Magni, diretora de produtos patrimoniais, lembra que a alta do dólar impacta principalmente o ramo auto, pois mais de 70% da frota segurada na Chubb é de veículos importados.
Para ela, o lado positivo da elevação é o aumento de valor dos carros e, consequentemente, dos prêmios de seguros. Em contrapartida, aumentam também os custos de importação e de peças. “O dólar está com uma tendência forte de alta.Temos que nos preparar para que isso não impacte em nossa lucratividade”.
Outro destaque dado por Priscilla foi o crescimento da carteira residencial. Inclusive, as assessorias também têm uma importante colaboração para esse bom desempenho, devido ao enquadramento ao perfil diferenciado dos produtos da Chubb.
O presidente da Aconseg-SP, Jorge Teixeira Barbosa, comenta que o encontro proporcionou o debate de importantes temas que têm norteado o mercado, como a importância de o corretor diversificar sua carteira. “Os executivos da Chubb mostraram que a companhia está atenta à questão e tem investido constantemente no aprimoramento de sua estrutura para atender às tendências do setor”.
Fonte: 06/09/2013 – REVISTA COBERTURA