Aconseg-SP – Origem e Desenvolvimento

Fundadas na década de 80, as assessorias passaram a fazer parte do cotidiano do segurador com o principal objetivo de suprir necessidades bilaterais: apoiar os corretores de seguros e expandir a capilaridade de atendimento para as seguradoras.

Se antigamente as principais demandas do mercado eram processadas por meio do trabalho manual, hoje o mercado é completamente diferente com a adição do quesito tecnologia. As assessorias passam a potencializar a performance dos corretores por meio consultorias especializadas para auxiliar na melhor contratação e gestão dos riscos. Vale ressaltar, ainda, a economia de tempo em resolução de tratativas que geram ganhos para os corretores e o atendimento realizado sem custos para o corretor, uma vez que os mesmos possuem código ativo direto com as seguradoras. Além disso, a remuneração das assessorias é realizada diretamente pelas seguradoras.

Em 2003, com o crescimento das demandas, surgiu a necessidade de solidificar ainda mais a relação de mercado entre seguradoras, assessorias e corretores, inclusive por meio da criação de uma associação que visa unir as assessorias, gerar maior diálogo, antecipação de tendências e olhar para o futuro. Foi neste momento que nasceu a ACONSEG-SP (Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria do Estado de São Paulo), tendo como primeiro presidente Osmar Bertacini. Em 2019, as assessorias chegaram a emitir R$ 1,9 bilhão em prêmios de seguro através das vendas impulsionadas pelos 15 mil corretores atendidos.