3º encontro de lideranças de Corretores de Seguros

ACONSEG-SP participa de 3º encontro de lideranças de Corretores de Seguros com a presença do Presidente SINCOR SP Alexandre Camilo, Presidente da FENACOR Armando Virgílio e Presidente do IBRACOR Joaquim Mendanha quando discutimos as recentes mudanças propostas pela SUSEP em fase de votação no Congresso Nacional.

Aconseg SP marca presença no evento promovido pelo CVG.

Aconseg SP marca presença no evento promovido pelo CVG.

Na última terça-feira, 3 de março, o CVG-SP realizou o evento “Oportunidades em Planos de Previdência e Seguro de Vida”, com apoio da Aconseg-SP, CCS-SP e Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Nas palestras, os executivos das seguradoras MAG Seguros, Icatu Seguros e Bradesco Vida e Previdência apresentaram temas do ramo de seguros de pessoas como “Previdência Privada e o Seguro de Vida diante do mercado brasileiro”, “As principais características de Whole Life e Term Life + Acumulação” e “O desenvolvimento dos Seguros Resgatáveis e as novas oportunidades para a população brasileira”.

Para o mentor do CCS-SP, Evaldir Barboza de Paula, as transformações que estão ocorrendo no mercado e na corretagem de seguros, inclusive pelo uso de novas tecnologias, tornarão o relacionamento com o cliente essencial. “E seguro de pessoas é relacionamento. O que se busca é a formação que permite desenvolver um mercado cada vez melhor”, enfatizou.

O vice-presidente da Aconseg-SP, Jairo Christ, ressaltou a importância da campanha da entidade diante dos corretores de seguros de São Paulo. “A Aconseg-SP representa em São Paulo 12.500 e a nossa luta é atender os corretores de pequeno e médio porte, para que ele comercialize produto de vida e previdência. Por isso, criamos uma campanha focada no seguro de pessoas chamada “Diga sim ao seguro de vida” e, recentemente, alinhado a isso, fizemos uma parceria com a MAG Seguros, que é uma companhia especializada neste ramo”.

Hélio Opipari Junior destaca a parceria com a seguradora especializada em seguros de pessoas; executivos falam da importância da atuação com a entidade

Os associados da Aconseg-SP se reuniram com os executivos da MAG Seguros em 19 de fevereiro. “É uma troca de experiência muito boa. Como assessorias sempre trabalhamos outros ramos, como automóvel, e há três anos estamos focados mais em seguro de vida com a campanha ‘Diga Sim para o Seguro de Vida’. Agora, com a MAG, uma companhia especializada em vida, temos muito que aprender. As perspectivas são excelentes”, comentou o presidente da Aconseg-SP, Hélio Opipari Junior.

Marco Antônio Gonçalves, vice-presidente do Conselho Consultivo da MAG, ressaltou a importância do corretor de seguros e do suporte oferecido pelas assessorias. “O corretor é importante para o mercado de seguros, mas ele não será a mesma coisa que foi ontem. Primeiro pelo desejo do governo, depois por imposição da sociedade, e porque o mercado mudou. Nós temos que dar suporte para que o profissional consiga se desenvolver. Dessa forma, acredito que todos nós conseguiremos desenvolver o mercado ainda mais do que conseguimos até hoje”.

Aconseg-SP – Origem e Desenvolvimento

Fundadas na década de 80, as assessorias passaram a fazer parte do cotidiano do segurador com o principal objetivo de suprir necessidades bilaterais: apoiar os corretores de seguros e expandir a capilaridade de atendimento para as seguradoras.

Se antigamente as principais demandas do mercado eram processadas por meio do trabalho manual, hoje o mercado é completamente diferente com a adição do quesito tecnologia. As assessorias passam a potencializar a performance dos corretores por meio consultorias especializadas para auxiliar na melhor contratação e gestão dos riscos. Vale ressaltar, ainda, a economia de tempo em resolução de tratativas que geram ganhos para os corretores e o atendimento realizado sem custos para o corretor, uma vez que os mesmos possuem código ativo direto com as seguradoras. Além disso, a remuneração das assessorias é realizada diretamente pelas seguradoras.

Em 2003, com o crescimento das demandas, surgiu a necessidade de solidificar ainda mais a relação de mercado entre seguradoras, assessorias e corretores, inclusive por meio da criação de uma associação que visa unir as assessorias, gerar maior diálogo, antecipação de tendências e olhar para o futuro. Foi neste momento que nasceu a ACONSEG-SP (Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria do Estado de São Paulo), tendo como primeiro presidente Osmar Bertacini. Em 2019, as assessorias chegaram a emitir R$ 1,9 bilhão em prêmios de seguro através das vendas impulsionadas pelos 15 mil corretores atendidos.

O maior evento de tecnologia do Brasil para assessorias

De olho nas tendências do mercado, a Aconseg-SP realizou o maior evento de tecnologia do Brasil para Assessorias de Seguros.

O evento ocorreu em 7 de agosto de 2019 no centro de São Paulo-SP e foi especialmente planejado para promover apresentações de temas de extrema importância como: Softwares de Gestão e Multicálculo para Assessorias e Corretoras de Seguros, além de temas voltados para Marketing e Publicidade em Seguros.

Ao todo, o evento contou com 8 empresas de tecnologia e marketing (Quiver, Infocap, Moshe, Danvegan, Admseg, Trindade, Conecte-se e Super Corretor de Seguros) e 5 seguradoras (SulAmérica, Bradesco, Sompo, Tokio Marine e Suhai).

Cada empresa fornecedora de serviços contou com período específico para suas apresentações visando iniciar parcerias com as Assessorias. Já nas apresentações das seguradoras, seus executivos das áreas de tecnologia exerceram enfoque maior em apresentar as tendências do mercado que vão envolver tanto seguradoras, como assessorias e corretores de seguros.

O evento foi considerado um grande sucesso e deve ter ainda mais novidades nas próximas edições.

ACONSEG-SP PARTICIPA INSURTECHS & INOVAÇÃO 2018

CQCSSO presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio, membros da diretoria e associados da entidade participaram do evento CQCS Insurtech & Inovação, que aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto, em São Paulo. As palestras foram sobre assuntos como transformação digital, os novos consumidores de seguros, regulação com o seguro online, os desafios que surgem para as seguradoras e corretoras de seguros, assim como as oportunidades com as mudanças.

“Temos que estar atentos a essas transformações que já estão acontecendo no mercado de seguros, por causa da evolução digital. De agora em diante, precisamos nos atualizar e nos posicionar de forma a aproveitar as oportunidades que surgem com as novas tecnologias e formas de chegar aos clientes”, comenta o presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio

ACONSEG-SP RECEBE SULAMÉRICA EM ALMOÇO

Diretores da companhia ressaltaram a importância das assessorias

Durante o almoço promovido pela Aconseg-SP, dia 9, executivos da SulAmérica marcaram presença e reforçaram a importância das assessorias para o crescimento da companhia.

Segundo Ricardo Montenegro, vice-presidente da associação, a SulAmérica tem papel importante na Aconseg-SP, pois é a companhia que tem maior representatividade entre as assessorias. “Temos essa parceria desde 1989, antes mesmo de existir a Aconseg-SP, entre a seguradora e as assessorias. E hoje, 76% das assessorias da associação trabalham com a companhia e, com isso, temos a projeção de crescer 20% na produção com a SulAmérica em 2018”.

André Lauzana, vice-presidente comercial da SulAmérica, disse que houve um grande crescimento da companhia, oriundo da produtividade das assessorias. “Como Estado de São Paulo, há pouco mais de três anos a produtividade não chegava a 5% e fico muito feliz quando vejo que agora chegou a 15% de representatividade nas assessorias”.

Ele reforça que o foco da companhia é fortalecer a parceria com assessorias e corretores de seguros. “E acreditamos piamente nisso, não é somente um discurso, as assessorias continuarão com sua participação no crescimento da companhia e, com isso, cresceremos juntos”.

O vice-presidente comercial disse também que a companhia é otimista e acredita no Brasil. “Temos muito espaço para crescer e por isso nosso apreço e gratidão pela Aconseg-SP, que compartilha conosco todo o seu conhecimento sobre o mercado, nos ajudando na relação com as assessorias e corretores”.

Para Marcos Colantonio, presidente da Aconseg-SP, o crescimento da SulAmérica não aconteceu somente pela parceria com as assessorias, mas também pelo rigor do trabalho promovido pela Aconseg-SP. “Os números que alcançamos na Aconseg-SP não é simplesmente o trabalho das assessorias e corretores, mas nós seguimos normas, diretrizes e estratégias colocadas pela companhia”._MG_7544_MG_7734

ACONSEG-SP RECEBE SOMPO SEGUROS.

Executivos falaram sobre a importância das assessorias para a companhia

Durante o almoço mensal da Aconseg-SP, que aconteceu  quarta-feira, 20/06, no Terraço Itália, em São Paulo, os diretores da Sompo Seguros ressaltaram a importância das assessorias para o crescimento da companhia.

“Hoje temos no Brasil aproximadamente 80 mil corretores de seguros e é impossível uma seguradora dar conta de tudo isso. Conseguimos atingir o corretor por meio do comercial, mas também e principalmente pela Aconseg-SP”, comenta Francisco Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros.

A companhia atua nos ramos de RE para pequenas, médias e grandes empresas, com um portfólio diverso e completo em outras carteiras.

“Somos líder de mercado em transportes e vida. Pretendemos cada vez mais diversificar e ser abrangente”. O presidente ainda contou a novidade da seguradora: “Estamos entrando agora em seguro agrícola. Sabemos da importância deste setor, a crise só não foi maior por causa deste setor que segurou o país. Uma das empresas do nosso grupo dos EUA é a quarta maior seguradora no setor agrícola, então estamos entrando neste mercado para brigar bastante”.

Francisco Vidigal Filho reforçou que acredita em um crescimento ainda maior neste ano. “E não tenho dúvidas de que o segundo semestre deste ano será muito bom para quem for trabalhar com a gente”.

O gerente comercial de vendas, Rodrigo Vieira Ruy, disse que a missão de lidar com as assessorias de seguros foi grandiosa, mas prazerosa.
“Mas o gostoso disso tudo é que construímos uma grande família e isso se faz com pessoas. Quem proporcionou esses números nos últimos anos foram as assessorias. A explosão de corretores trabalhando com a Sompo deu trabalho, mas isso porque houve também uma vibração muito grande por parte deles”.

Segundo Fernando Grossi, diretor executivo comercial da Sompo, a companhia está em constante busca por melhorias. “A Sompo procura desenvolver não só produtos, mas melhorias em atendimento e em sinistros, além de buscar sempre ouvir os corretores de seguros e, por tudo isso, teremos mais sucesso neste ano”.

E Wilson Lima, diretor comercial de São Paulo na área de negócios massificados, ressaltou a assessoria como um canal importante para a companhia. “Com essa divisão que tivemos com atendimento personalizado da seguradora mais o atendimento personalizado das assessorias, o corretor não fica desamparado e por isso a assessoria para nós é muito importante. E é isso que o corretor precisa entender, que a assessoria presta um atendimento personalizado a ele”.

O presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio, concorda e reforça o papel das assessorias. “Realmente é isso mesmo, o corretor que é atendido pela assessoria continua sendo atendido pela seguradora, o que a assessoria faz é aproximar o profissional da companhia”.

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A ACONSEG-SP X TOKIO MARINE 2018

Diretoria da companhia enfatiza as ações com as assessorias

Durante o almoço realizado dia 3, a Aconseg-SP recebeu o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, que ressaltou a importância das assessorias no crescimento da companhia, contou sobre a ferramenta de marketing e trouxe perspectivas para esse ano.

Antes da apresentação de Ferrara, Milton Ferreira, diretor administrativo da Aconseg-SP, explanou sobre o crescimento das assessorias em São Paulo. “O crescimento das assessorias neste ano está em 26%, o que é um número expressivo e que mostra a força das assessorias junto aos corretores”. Hoje a Aconseg-SP conta com 8 mil corretores em sua base, que produzem mais de R$ 1,1 bilhão por ano, sendo que a Tokio representa 27% da produção das assessorias do estado, mas excluindo saúde, passa para 38%.

Além disso, Milton contou sobre os projetos da Aconseg-SP para esse ano como a capacitação fundamental, com parcerias com Sincor-SP e Funenseg, e trabalhar a meta de modelagem do canal sucursais assessorias, com objetivo de aproximar cada vez mais o padrão de operações das assessorias ao padrão de operação das sucursais das seguradoras. “Com a Tokio Marine, vamos treinar equipes no modelo do suporte comercial da companhia, alinhar as estratégias comerciais por produto e prospectar corretores de nichos específicos”.

Outro projeto ressaltado é a campanha institucional sobre o seguro de vida chamado “Diga Sim ao Seguro de Vida”. “Com o objetivo de evidenciar as oportunidades que a carteira gera para as assessorias e seus corretores, desenvolvendo planos de estratégias sustentáveis e fortalecendo a crença no seguro de vida. Com isso, trazer a consciência da importância do seguro de vida para a família”, reforça Milton.

Ferrara, presidente da seguradora, destacou a nova ferramenta da companhia chamada Marketing Digital, que ajuda o corretor na divulgação com seu cliente. “Nele você consegue mandar e-mail para sua carteira, com as informações que quiser, sem nenhuma relação com a Tokio obrigatoriamente. É um canal de vendas direto com o cliente do corretor”.

Ele também ressaltou a atuação da companhia no Brasil. “Com ajuda das assessorias já ultrapassamos em produção e resultado a Tokio da Ásia. E esse é o momento muito importante aqui no Brasil, pois ganhamos notoriedade em relação a Tokio de outros países”.

O presidente contou que, segundo a Susep, em um cenário pessimista, o mercado deve crescer 5,5%, sem saúde e sem previdência, e no positivo, 7,6%, porém ao observar o crescimento real de janeiro e fevereiro já cresceu 8,6%. “A Tokio, considerando essa projeção, cresceu no primeiro bimestre 10,3%, e 11,8%, até março. Para esse ano, a companhia tem intenção de crescer dois dígitos”, enfatiza Ferrara, que ainda completa ao falar de sua gratidão sobre a atuação das assessorias: “Quero agradecer o apoio das assessorias neste crescimento forte que a Tokio apresenta, pois no ano passado crescemos 25% com as assessorias na carteira de automóvel e estamos crescendo 22% acima destes 25% de 2017. Estamos muito felizes com esse momento da Tokio Marine”.

Para João Luiz de Lima, diretor comercial de São Paulo capital e interior, o crescimento do canal direto com corretor cresceu 35,8%, sendo que as assessorias cresceram 33,6%, e no total em São Paulo de 35,4%, “ou seja, as assessorias de São Paulo estão a frente do que se faz no Brasil”. E ainda explica: “Em 2003 não tínhamos bons resultados e enfatizamos nisso, o fato de vocês terem feito uma parceria muito forte conosco, e desde 2004 aumentou e muito os negócios com as assessorias e queremos continuar contando com vocês em todos nossos negócios”.

Segundo ele, o desafio das assessorias é estimular que os corretores façam negócio no perfil de varejo. “A Aconseg-SP enquanto instituição está ajudando nesta ferramenta, para isso, estamos produzindo um plano de ação para a Tokio, feito em quatro mãos, do que a companhia espera das assessorias, que tem como mote principal saber de que maneira a assessoria pode agregar mais valores aos corretores”.

Para o presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio, essa parceria com a Tokio Marine é de suma importância e cada vez mais fortalecida. “A diretoria da companhia sempre colocou profissionais competentes como gestores da área de assessorias, que estão no dia a dia conosco, e isso fortalece e muito nossa parceria”. Com isso, o presidente homenageou o executivo da companhia Leonardo Poleti, que atuou como gestor das assessorias por dois anos, e também o diretor executivo comercial, Valmir Marques Rodrigues, que há 13 anos desenvolveu e consolidou as operações das assessorias na Tokio Marine._MG_5841_MG_5820_MG_5828_MG_5824_MG_5838_MG_5895_MG_6034